Imagem de Botoeira de Elevador Moderno

Entenda a importância da modernização de elevadores

O conforto e a segurança dos usuários e moradores em um prédio são fatores importantes a serem considerados por todo síndico. Graças à modernização de elevadores, é possível garantir ambos e ainda cumprir com Normas Regulamentadores, como a NBR 15.597:2008. 

Por mais que pareça algo com alto custo, esse serviço garante inúmeros benefícios. É sobre cada um deles que abordaremos neste post! Então, continue a leitura e saiba quais são os motivos para modernizar o seu elevador. 

A importância de modernizar os elevadores do seu prédio 

Elevadores com mais de 20 anos acarretam riscos a segurança dos usuários e os seus custos de manutenção tornam-se caros conforme o tempo passa. Nesse sentido, a modernização evita essas situações e ainda traz inúmeros benefícios. Assim, uma coisa é fato: ela precisa acontecer mais cedo ou mais tarde

As vantagens de modernizar os elevadores 

Como mencionado, há várias vantagens de modernizar o elevador do seu prédio. Destacamos as principais delas a seguir! 

Melhoria no fluxo de tráfego 

Os elevadores modernos geralmente possuem sistemas avançados de controle de tráfego que ajudam a otimizar o seu uso. Isso pode incluir recursos como priorização de chamadas, agrupamento de equipamentos e programação de rotas para atender à demanda em momentos de pico. 

Sem mencionar que eles têm uma velocidade mais alta em comparação com os mais antigos. De certo modo, ajuda a reduzir o tempo de espera dos passageiros e aumenta a sua capacidade, permitindo que mais pessoas sejam transportadas em um determinado período. 

Aumento da acessibilidade 

O planejamento das mudanças é totalmente projetado para serem mais acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Eles podem incluir recursos como botões de controle de altura ajustável, iluminação de piso, sinais sonoros e superfícies antiderrapantes para garantir a segurança. 

Economia de energia elétrica 

A substituição dos componentes antigos, como motores, cabos e sistemas de controle, torna o equipamento mais eficiente em relação à energia. Isso porque são equipados com tecnologias avançadas, como motores de alta eficiência, sistemas de iluminação LED e dispositivos de recuperação de energia regenerativa, que reduzem o gasto. 

Redução na paralisação por falhas 

Por ter recursos avançados de monitoramento e diagnóstico, é possível identificar problemas antes que eles se agravem. Além disso, os novos componentes são mais confiáveis e duráveis. Isso tudo reduz a probabilidade de falhas no sistema. 

A modernização incluí itens de segurança avançados, como sistemas de freio aprimorados, portas de segurança e dispositivos de segurança eletrônicos, assim há menos risco de acidentes. 

Melhoria na aparência 

Esse tipo de serviço pode incluir a atualização dos interiores do elevador, como painéis de controle, piso, iluminação e espelhos, melhorando a aparência e tornando-o mais atraente para os usuários. Além disso, há uma variedade de designs e acabamentos que podem ser personalizados para complementar o estilo do edifício, como em aço inoxidável, vidro, madeira, entre outros. 

Valorização do patrimônio  

Edifícios com elevadores modernos e atualizados geralmente têm um valor mais alto no mercado imobiliário. Isso ocorre porque os compradores valorizam a conveniência e a segurança e estão dispostos a pagar mais por isso. 

Ainda, por geralmente serem mais atraentes para inquilinos e visitantes, pode ajudar a aumentar a ocupação e torná-lo mais lucrativo para o proprietário. 

O tempo certo para fazer a modernização de elevadores 

O momento certo para modernizar os elevadores depende de vários fatores, incluindo a idade do elevador, a frequência de uso, a eficiência energética, a capacidade e a disponibilidade de peças de reposição. 

Também é preciso prestar atenção em alguns sinais, como: 

  • aumento do consumo de energia; 
  • barulhos estranhos; 
  • interrupções de serviço constantes; 
  • manutenções frequentes, mais que duas vezes ao mês. 

A forma como é feita a modernização de elevadores 

A modernização é um processo complexo que envolve várias etapas, que podem variar dependendo do tipo de elevador e das necessidades específicas do edifício. Nem todas precisam ser totais, englobando a substituição de todos os componentes. Algumas podem ser parciais, concentrando-se na renovação pontual de elementos, sejam eles estéticos ou tecnológicos. 

Por isso, é um processo complexo que deve ser realizado por profissionais treinados e experientes. É importante escolher uma empresa confiável para garantir que o trabalho seja realizado com segurança, eficiência e conforme as especificações técnicas e de engenharia. 

A modernização de elevadores é mais que necessária para os novos e antigos edifícios. Além dos benefícios citados, garante mais durabilidade e segurança aos usuários, o que são pontos essenciais considerados por eles. 

Vamos modernizar o seu elevador quanto antes? Fale com nossa equipe especializada e de confiança para criar o seu planejamento e execução! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *