Manutenção de elevadores em condomínios de São Paulo: como garantir a segurança dos moradores

A manutenção de elevadores em condomínios de SP não é apenas uma forma de garantir a segurança dos usuários, mas uma forma de estar dentro das legislações do estado.

E como sabemos, esses equipamentos são um dos meios de transporte mais utilizados diariamente. Eles facilitam o acesso aos apartamentos, proporcionando maior conforto e praticidade. 

No entanto, para funcionarem de forma adequada e segura, é fundamental serem realizadas manutenções periódicas. Neste artigo, vamos discutir algumas medidas que os síndicos podem tomar para garantir a segurança dos moradores.

Contrate uma empresa especializada em manutenção de elevadores em condomínios

Uma das primeiras medidas que os síndicos devem tomar é contratar uma empresa especializada em manutenção de elevadores. Elas têm profissionais qualificados e equipamentos adequados para realizar as manutenções preventivas e corretivas necessárias.

Além disso, são responsáveis por garantir que os elevadores estejam em conformidade com as normas técnicas de segurança.

Para escolher a empresa adequada, busque por referências no mercado, verifique a qualificação dos profissionais e avalie a qualidade dos serviços prestados.

Ainda, cheque se há todas as certificações necessárias, como:

  • Registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA);
  • Certificação de Segurança do Corpo de Bombeiros; 
  • Certificação de Qualidade ISO 9001;
  • Certificação de Qualificação Técnica (CQT);
  • Certificação de Responsabilidade Técnica (CRT);
  • Departamento de Controle do Uso de Imóveis (CONTRU).

Realize a manutenção preventiva periódica

A manutenção preventiva é fundamental para garantir a segurança dos moradores. Ela deve ser realizada periodicamente, conforme o plano de manutenção estabelecido pela empresa contratada.

Nesse serviço está incluso a verificação das condições mecânicas dos equipamentos, a lubrificação das peças móveis, a checagem dos sistemas de freio e segurança, a verificação dos cabos de aço, entre outros itens.

Durante a sua execução, é importante informar aos moradores sobre a data e o horário, para evitarem o uso dos elevadores. O síndico também deve verificar se a empresa contratada está cumprindo todas as etapas do plano definido com um checklist.

Garanta a inspeção periódica do órgão regulador

A inspeção periódica do órgão regulador é importante para garantir que os elevadores concordem com as normas e regulamentações de segurança para assegurar os usuários. Em São Paulo, o órgão responsável pela inspeção é o CONTRU.

A inspeção periódica do CONTRU é obrigatória para todos os elevadores instalados no estado e deve ser realizada a cada 12 meses. Durante a inspeção, um técnico credenciado pelo órgão avalia as condições dos equipamentos e verifica se eles atendem às normas vigentes.

Caso sejam identificados problemas ou irregularidades, a empresa responsável pela manutenção dos elevadores deve corrigi-los imediatamente, sob pena de multas e outras sanções.

Portanto, é fundamental seguir a primeira dica e contar com uma empresa de manutenção de elevadores em São Paulo regulamentada no CONTRU para realizar a manutenção preventiva mensal.

A manutenção de elevadores em condomínios de São Paulo é fundamental para garantir a segurança dos moradores. Para isso, é necessário seguir nossas dicas para não ter problemas e proporcionar aos moradores o uso tranquilo e seguro do equipamento.

Se ainda não sabe onde encontrar uma empresa credenciada em SP, entre em contato com a Oracle Elevadores e conte com uma equipe especializada e regulamentada nos órgãos necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *