Imagem de um Hall com Elevadores

Conheça os tipos de assistência de manutenção de elevadores e qual escolher!

Como sindico você conhece os tipos de assistência de manutenção de elevadores? Que o cuidado com os equipamentos é indispensável e até obrigatório por lei você já deve saber, mas você sabe como fazer o melhor contrato para o seu prédio? 

Avaliar as opções disponíveis e saber identificar a melhor para a sua situação é um dos primeiros passos para contratar o serviço, garantindo o custo-benefício. Por isso, explicamos cada uma delas neste artigo. Confira! 

Conheça os tipos de assistência de manutenção de elevadores 

A complexidade dos sistemas e o uso frequente dos elevadores, exigem serviços de manutenção com troca periódica de peças desgastadas devido ao tempo ou a falhas. Nesse caso, os prédios podem optar entre dois tipos de assistências para o câmbio desses itens. Abaixo você entende cada uma! 

Assistência sem cobertura de peças 

A alternativa mais barata, a que não cobre peças, consiste no serviço de realizar a manutenção preventiva com relação à lubrificação, regulagem e certificação do pleno funcionamento do equipamento. 

Assim, se durante a vistoria for constatada a necessidade de reparar algo, as peças são cobradas à parte. Por esse motivo, tem um custo mensal menor, justamente por não incluir a troca frequente. Desse modo, torna-se fundamental o acompanhamento sobre a validade e desgastes das peças para evitar acidentes e falhas. 

Assistência com cobertura de peças 

Nesse contrato, há possibilidade de trocar as peças sempre que houver necessidade, mesmo que seja todo mês. No caso de algum defeito durante a manutenção preventiva, há a cobertura na troca de todos os itens necessários sem nenhum custo adicional. 

Por garantir essa substituição, nessa modalidade pode haver diferença significativa nos preços em relação à opção anterior. Por isso analise a real demanda para ter um contrato sob esses termos, sobretudo porque pode haver componentes não cobertos. 

Entenda por qual assistência o condomínio deve optar 

Avaliar o tempo de vida dos equipamentos é a chave para identificar qual é a melhor assistência para o seu prédio, segundo o Seciesp. Por exemplo, os elevadores mais novos, com os componentes atualizados, podem usufruir de manutenções com contrato sem peças. 

Por outro lado, os mais antigos precisam de um contrato com peças, recebendo cuidados de maneira adequada e profissional, com substituições sempre que for necessário. 

O mais indicado é ponderar o histórico de consumo em um período estipulado de, em média, 12 meses, para avaliar os custos e definir qual o melhor tipo de modalidade para o seu edifício. No geral, a escolha da mais adequada não é uma decisão fácil e simples e deve-se considerar diversas variáveis apoiadas em dados técnicos. 

Aprenda dicas para não errar na hora do contrato 

Independente do tipo de contrato feito, é preciso se atentar em alguns pontos para não errar nesse momento. Dentre eles, citamos os principais a seguir! 

Cuidado com a qualidade dos serviços 

Busque por um custo-benefício responsável. Infelizmente, algumas empresas no mercado não prestam serviços de manutenção de elevadores de qualidade, tornando um verdadeiro risco para as pessoas que usam o equipamento. Assim, contrate profissionais competentes e registrados nos órgãos fiscalizadores. 

Não se engane com preços muito baixos 

Um dos principais fatores considerados pelos síndicos é o valor desembolsado mensalmente para o cuidado dos elevadores. No entanto, optar por serviços com preços muito baixos pode significar problemas ao não ter as necessidades atendidas completamente. Guie-se sempre pela segurança fornecida, e não pelos valores. 

Entender os tipos de assistência de manutenção de elevadores é fundamental para optar pela ideal para garantir o funcionamento dos seus equipamentos. Tão importante quanto isso é encontrar a melhor empresa para dar o suporte adequado! 

Entre em contato conosco e conte com a nossa equipe capacitada e regulamentada para cuidar dos elevadores do seu prédio! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *