Qual a importância de uma equipe técnica qualificada para manutenção de elevadores?

Existem aspectos indispensáveis na manutenção dos elevadores e um deles é a presença de uma equipe técnica qualificada para realizar o serviço com sucesso, dentro das normas impostas aos prédios. 

Contudo, o time não serve apenas para cumprir uma obrigação, mas também traz outras melhorias que beneficiam muito os edifícios. Para provar isso, separamos os principais motivos para contratar os profissionais certos e como fazer a escolha adequada. Então, confira a seguir! 

O que significa uma equipe técnica para manutenção de elevadores? 

Uma equipe técnica de manutenção de elevadores é composta por profissionais especializados em manter e reparar os sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos do equipamento. Ou seja, garantem o funcionamento correto, com segurança e eficiência. 

Há engenheiros, técnicos de campo, eletricistas, mecânicos e outras pessoas com habilidades específicas para lidar com os problemas nesse meio de transporte vertical. Todos eles são treinados para realizar a manutenção preventiva, identificar e corrigir falhas, diagnosticar problemas e substituir peças defeituosas.  

Eles também são responsáveis por garantir que os elevadores estejam conforme os regulamentos de segurança e as normas de manutenção, principalmente as do Estado onde atuam

7 motivos para escolher uma equipe técnica qualificada para manutenção de elevadores 

Por ser qualificado, esse time pode trazer vários benefícios aos proprietários e usuários de edifícios. A seguir, estão sete motivos pelos quais é importante escolher corretamente para fazer a manutenção de elevadores. 

1. Qualidade 

Esses profissionais têm o conhecimento e a experiência necessários para executar a manutenção do elevador com qualidade e precisão, garantindo o funcionamento seguro e eficiente. Assim, a tendência é que os serviços prestados mantenham tudo em ordem. 

2. Aumento da vida útil 

Uma equipe técnica fará manutenções preventivas regulares,o que prolonga a vida útil do elevador, evitando desgaste excessivo e falhas antecipadas. Esse cuidado significa que os proprietários e administradores de edifícios podem evitar a necessidade de substituição prematura, o que poderia ser uma despesa significativa. 

3. Segurança 

A segurança é uma das principais razões pelas quais um time especializado é tão importante, pois afirmam as normas de segurança, minimizando os riscos de acidentes e lesões. Eles podem identificar problemas no início e tomar medidas para corrigi-los antes de agravarem. 

4. Capacidade para lidar com emergências 

Com treinamento adequado e equipamento especializado, os técnicos podem lidar rapidamente com emergências, como pessoas presas no elevador, falhas de energia ou mecânicas. 

5. Conformidade com as normas 

A conformidade com as normas e regulamentos de segurança é uma obrigação legal para qualquer prédio residencial ou comercial. A equipe técnica qualificada garante essa prática, evitando problema com as autoridades regulatórias. 

6. Eficiência energética 

É possível ajustar o elevador – como programar a velocidade, a luz ou economia durante períodos de menor uso – para funcionar com maior eficiência energética. Com essas conferências, há redução dos custos de energia e minimização do impacto ambiental. 

7. Redução de custos a longo prazo 

Cada serviço concluído evita reparos dispendiosos no futuro, diminuindo gastos a longo prazo e aumentando a eficiência operacional. Todos esses benefícios graças aos profissionais que identificam problemas iniciais e fazem pequenas configurações com conhecimento. 

Como escolher a equipe técnica adequada?  

Escolher a equipe técnica adequada para a manutenção de elevadores é uma decisão importante para conquistar todas essas vantagens. Algumas dicas para ajudar nessa definição são: 

  • certifique-se de que a equipe técnica tenha as qualificações e a experiência necessárias para realizar a manutenção de elevadores. Eles devem ter formação técnica e conhecimento adequado sobre os sistemas desses equipamentos; 
  • verifique se há todas as certificações e credenciais necessárias para a execução da manutenção. Isso garante o treinamento adequado para exercer o trabalho de maneira segura e eficaz; 
  • busque por referências e reputação da empresa; 
  • saiba se há disponibilidade 24 horas, todos os dias, para atender a emergências e lidar com problemas; 
  • note se a empresa fornece relatórios regulares de manutenção para os síndicos estarem cientes do estado do equipamento e das atividades efetuadas. 

Como você pôde ver, a escolha de uma equipe técnica qualificada para a manutenção de elevadores é crucial para garantir a segurança e o desempenho adequado do equipamento. Agora, você já sabe como optar pela mais adequada para o seu prédio. 

Ainda não conhece nenhuma empresa no nicho? Entre em contato com a Oracle Elevadores e conheça o nosso time qualificado para a manutenção de elevadores. Somos altamente capacitados e experientes para atender às necessidades do seu edifício! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *