Checklist de manutenção de elevadores: o que não pode ser ignorado

Você sabe quais são os problemas que podem ser evitados ao ter um checklist de manutenção de elevadores? Com essa lista em mãos, você garante muito mais segurança e um ambiente agradável aos usuários.

Para não sofrer com impasses básicos e nem graves, adote um checklist na hora da manutenção do seu equipamento. Para ajudá-lo nessa tarefa, listaremos tudo o que não pode ser ignorado durante esse processo. Confira!

Conheça os problemas que podem ser evitados com a manutenção de elevadores

De nada adianta saber qual é o checklist de manutenção de elevadores e não entender que o cuidado regular impede acidentes. Confira alguns deles a seguir.

Falhas nas portas

As portas do elevador são uma parte importante do sistema de segurança e podem causar sérios problemas se falharem. A manutenção regular delas asseguram o seu funcionando correto, fechando e abrindo dentro do previsto.

Velocidade e pausas inesperadas

Equipamentos com velocidade ou pausas inesperadas podem ser perigosos e assustadores para os usuários. Uma manutenção dos sistemas de frenagem, motor e controle evita ambos os problemas.

Mau nivelamento

O mau nivelamento ocasiona tropeços e quedas, o que é arriscado para os usuários. Por isso, manter esse sistema regular garante que o elevador esteja nivelado em todos os andares.

Desembarques bruscos e inadequados

Um desembarque brusco ou inadequado não é seguro para os usuários. Ao manter os sistemas de amortecimento e nivelamento adequados, é possível garantir o desembarque mais suave.

Saiba porque ter um checklist de manutenção de elevadores

É muito importante ter um checklist de manutenção de elevadores para todas as inspeções serem conduzidas de maneira consistente e completa.

Um checklist bem elaborado facilita a verificação dos itens necessários para o técnico observar, garantindo que todas as etapas do processo sejam cumpridas. 

Nesse caso, um síndico também pode ter essa lista para:

  • verificar se todos os componentes críticos do elevador foram revistados;
  • identificar possíveis problemas que impactam na segurança e desempenho;
  • registrar as ações tomadas durante a manutenção.

Fique por dentro do checklist de manutenção de elevadores

O checklist de manutenção de elevadores pode incluir uma variedade de verificações, dependendo do modelo e tipo de elevador. Algumas das mais comuns, você confere abaixo.

1- Verificação de segurança

A verificação de segurança envolve os testes de:

  • freio de emergência, para ser acionado em caso de falha de energia elétrica ou outros tipos;
  • dispositivo de segurança limitador de velocidade para ligar corretamente em caso de excesso de velocidade do equipamento;
  • funcionamento dos sensores de porta para verificar se abrem e fecham suavemente.

2- Lubrificação

A lubrificação é muito importante para reduzir atritos e desgastes das peças móveis, como da cabine e cabos. Por isso, não se esqueça de lubrificar todos os pontos de fricção, rolamentos, dobradiças, trilhos, guias da cabine, polias e cabos.

3- Inspeção da cabine

A cabine do elevador precisa funcionar todos os botões de chamada e de controle, além das luzes de emergência e de segurança. Assim, avalie todos esses pontos, assim como o estado geral, incluindo as paredes, teto e piso, e a limpeza.

4- Verificação de cabos e polias

A lubrificação não deve ser o único ponto a ser considerado nas polias e nos cabos. Analise também a tensão e o estado de ambos, ou seja, se esticam corretamente, se não há nenhum solto ou sinal de desgaste excessivo.

5- Teste de carga

Como o próprio nome sugere, teste o funcionamento do sistema de peso para garantir que o equipamento suporte a capacidade máxima sem nenhuma dificuldade.

6- Conferência do sistema elétrico

Confira se o painel de controle elétrico funciona corretamente, incluindo todas as fiações. Isso garantirá que não haja nenhum problema com a segurança elétrica.

7- Atualização de componentes

Substituir as peças desgastadas e danificadas também é importante para o elevador funcionar plenamente. Assim, atualize os componentes antigos pelos mais modernos e eficientes para melhorar o desempenho.

8- Inspeção do poço do elevador

No poço do equipamento, verifique a limpeza para preservar a higiene e aparência. Não esqueça de observar as condições dos trilhos e guias para evitar desgastes excessivos.

Entenda porque contar com uma empresa de manutenção de elevadores especializada e credenciada

Contar com uma empresa de manutenção de elevadores especializada e credenciada é essencial para garantir a segurança e o bom funcionamento do equipamento.

É importante lembrar que a manutenção de elevadores deve ser realizada apenas por técnicos qualificados e experientes. Um checklist de manutenção de elevadores é apenas uma ferramenta para ajudar na garantia de um trabalho mais consistente e completo.

Com esse checklist de manutenção de elevadores você pode manter seus equipamentos em perfeito estado de funcionamento. Contudo, não tente colocar os tópicos em prática sozinho, contrate uma empresa especializada no assunto.

Converse com a equipe capacitada da Oracle Elevadores e descubra como somos a melhor solução para os seus equipamentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *