Empresa credenciada em manutenção de elevadores: entenda como escolhê-la!

Uma empresa de manutenção de elevadores não pode ser escolhida por preço. Uma das características mais importantes é a sua regularidade junto aos órgãos responsáveis. Entenda como escolher a certa e evite dores de cabeça!

A vida de um síndico é cheia de assuntos para serem tratados, dentre eles a busca por uma empresa credenciada em manutenção de elevadores. Escolher a melhor e mais adequada depende de muitas variáveis e elas precisam ser consideradas nesse momento.

Por isso, separamos todas elas neste artigo para você garantir os melhores serviços e cuidados para os seus equipamentos. Confira abaixo em detalhes e saiba o que pode acontecer caso opte por serviços não regulamentados!

Os requisitos legais e práticos para ser uma empresa credenciada em manutenção de elevadores

O cuidado e a segurança dos elevadores em seu prédio ficam sob custódia da empresa contratada para fazer as manutenções, sejam preventivas ou corretivas. Portanto, é necessário prestar atenção em alguns requisitos legais e práticos para buscar por aquelas que estão em conformidade com eles.

Um deles é a habilitação, capacitação e registro nos órgãos competentes. Além disso, é importante ficar atento as leis municipais. Na cidade de São Paulo, por exemplo, existe a Lei nº 52.340, que exige a obrigatoriedade de:

  • registro da empresa junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA);
  • auto de licença de funcionamento da cidade;
  • comprovação da existência de engenheiro responsável vinculado ao negócio;
  • equipe capacitada com apresentação de credenciais técnicas.

Ao atender todas essas exigências e aprovação do Departamento de Controle de Uso de Imóveis (CONTRU), a manutentora está apta para ofertar o serviço de conservação de equipamentos de transporte vertical ou horizontal.

As características de uma empresa credenciada

Para as empresas de São Paulo, o registro no Seciesp representa um diferencial devido a garantia de estar em acordo com a legislação e com o que é pregado como boas práticas e do ponto de vista ético.

Outra característica determinante é a disponibilidade para urgências, atendendo 24 horas, sem exceções de dias ou horários. Isso mostra que a empresa atende às normas e, sobretudo, com qualidade. 

As obrigações de uma empresa contratada

Quando falamos em obrigações da empresa, é importante ficar atento ao que está no contrato para ser cumprido. Dentre as principais, precisam ser consideradas as citadas a seguir.

Chamados de emergência

Emergências acontecem o tempo todo e permitem solicitar a manutentora sempre que precisar de um reparto urgente. Nesses casos, o número de atendimento deve ser ilimitado. Portanto, se houver mais de 10 chamados ao mês, é obrigatória a ida da equipe até o seu prédio para verificar a situação e resolver o problema.

Visita mensal preventiva

Ao menos uma vez por mês é necessária a realização de uma visita para evitar transtornos e reduzir riscos de acidentes. A manutenção preventiva inclui ajustes e testes de funcionamento regulares para manter as pessoas seguras.

Reparos

Durante as idas preventivas ou corretivas pode ser constatada a necessidade de trocar as peças. Quando houver no contrato os serviços de reparos, as mudanças são incluídas na mensalidade, caso contrário serão cobradas à parte.

Relatório de Inspeção Anual

Todos os anos a empresa precisa fazer uma inspeção rigorosa nos equipamentos. Após o trabalho concluído, é expedido o RIA (Relatório de Inspeção Anual). Esse documento é fornecido apenas por aquelas credenciadas nos órgãos regulamentadores.

Registro de ocorrências

A lei obriga manter a atualização das ocorrências no livro de registros dos elevadores. O seu propósito é documentar os serviços solicitados, por isso, devem estar minuciosamente descritos, como reparos, checagens etc.

As consequências de optar por uma empresa não credenciada

Sem a devida segurança, elevadores podem se tornar máquinas propensas a acidentes graves e fatais. Por isso, uma empresa de manutenção de elevadores credenciada garante que isso não ocorra e ainda, melhora a usabilidade do usuário.

Sem mencionar que o risco de um problema maior surgir é muito alto quando a conservação é feita por alguém não autorizado. E, se houver algum problema ou alguma peça quebrar, a equipe não se responsabiliza pelo ocorrido. Desse modo, não há garantia com relação ao serviço prestado.

Além disso, seguir as normativas ajuda a guiar e determinar os pontos onde estão instalados, além de evitar multas e até mesmo a suspensão preventiva do equipamento. Isso porque há a Lei nº 10.308/87, que prevê penalização para quem não está de acordo com as regras de proteção.

O síndico precisa estar atento para contratar uma empresa credenciada em manutenção de elevadores com intuito de impedir potenciais problemas financeiros e, principalmente, com risco à vida das pessoas. Solicitar as informações sobre a regularidade do negócio é o primeiro passo na busca por segurança.Conheça a principal empresa de elevadores em São Paulo e saiba como podemos ajudá-lo a manter a ordem e mobilidade no seu prédio!

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