Uma manutenção adequada dos elevadores de um condomínio é fundamental para garantir o bom funcionamento e segurança.
Além disso, esse cuidado garante que os elevadores estejam sempre adequados às normas de segurança vigentes, o que, por consequência, minimiza os riscos de acidentes.
Um dos erros mais recorrentes entre responsáveis pela administração e contratação de empresas de manutenção de elevadores, é a busca por economia a curto prazo em detrimento da qualidade da manutenção, pois a economia de hoje, pode ser o gasto em excesso futuramente, quando se trata de manutenção de elevadores.
A Elevadores Oracle atende vários condomínios que tinham problemas intermináveis com a manutenção de elevadores, e com as devidas providências, hoje tem seus elevadores em pleno funcionando.
Seguem algumas maneiras sobre:
- Como avaliar a manutenção de elevadores.
- Como é feita a manutenção de elevadores.
- A manutenção está sendo realizada corretamente?
Como
avaliar a manutenção dos elevadores
Para isso, é importante que você tenha pelo menos uma noção das responsabilidades da empresa de manutenção de elevadores.
Avalie a frequência com que a empresa contratada envia profissionais para realizar as manutenções preventivas dos elevadores.
Para cada visita mensal do técnico em elevadores, veja em quanto tempo ele realiza o serviço de manutenção preventiva.
Em um elevador pequeno, de 4-5 andares, o técnico precisa passar na casa de máquinas e em todos os andares checando os componentes.
Ou seja, ele precisa de pelo menos 1 hora no edifício para fazer um bom acompanhamento.
A
Elevadores Oracle, conta com uma ferramenta digital, no qual o
responsável pela administração da manutenção dos elevadores,
recebem assim que é realizadas as visitas, um relatório completo,
com fotos e demais marcações (data, horários, técnico, o que foi
realizado, fotos), para que facilite o acompanhamento de seus
clientes.
Tempo
de atendimento importante é verificar a agilidade com que as
chamadas de emergência (quando realizadas) são atendidas e
solucionadas.
Além disso, a empresa de manutenção de elevadores deve seguir, invariavelmente, as normas de manutenção e de condições mínimas da instalação, garantidas legalmente pelo Código de Defesa do Consumidor.
Essas medidas serão essenciais, tanto para o controle da própria administração do condomínio sobre a situação dos elevadores quanto para comunicação com a empresa de manutenção.
Além disso o condomínio se certifica dos serviços que estão, de fato, sendo prestados.
Exija
um serviço de alta qualidade
A empresa de manutenção de elevadores deve sempre oferecer ações preventivas. Isso porque, mantendo o elevador em perfeitas condições, reduz-se a praticamente zero o risco de acidentes.
Além, é claro, da diminuição de gastos elevados e desnecessários.
Uma boa manutenção engloba o ajuste dos componentes mecânicos do elevador, que garantem, por exemplo, que as portas dos pavimentos fechem sempre sem colisões e travamentos, que acarretaram em desgastes prematuros, a lubrificação de componentes da máquina, guias, manutenção dos cabos de tração, que estendem em muito a vida útil destes componentes.
Logo, descuidos em aspectos como esses também podem representar falhas de funcionamento que podem avariar seus elevadores e assim, atrapalhar o fluxo de pessoas em seu condomínio.
Não se esqueça de que custos para reparo de danos e chamadas de emergência por travamentos ou quebras são muito maiores do que as correções preventivas.
Muitas vezes, a melhor forma de o condomínio fazer essa verificação é pela contratação de um profissional ou empresa, independente ao contrato de manutenção, com especialização para fazer esse tipo de análise em prol do condomínio.
Essa análise também estimulará a melhora da qualidade da prestação de serviços oferecida pela empresa de manutenção de elevadores contratada.